Música em Foco


O seu conhecimento musical PASSA por aqui!











O que é estilo musical

- Postado em História da Música por



O estilo musical se apresenta a partir do ato de se combinar de forma simultânea alguns elementos básicos que estão presentes na maioria das composições. Tais elementos utilizados durante o processo de composição são os seguintes: ritmo, harmonia, melodia, tessitura, timbre e forma. Os estilos variam entre si devido a aspectos que se relacionam com a cultura de determinado povo, com a época, com a região geográfica, dentre outros fatores. 

Notadamente, os elementos básicos que fazem parte de um estilo estão presentes em vários estilos, à exceção da música executada na primeira fase da era medieval, que era desprovida de harmonia. Da mesma maneira podemos notar a ausência de melodia em algumas composições produzidas no século XX.

A caracterização de determinado estilo se assenta no modo de combinação dos seus elementos básicos, pois tudo passa a depender da maneira como o compositor utiliza tais elementos, o que possibilita atribuir um certo colorido a determinada obra musical, o que faz com que um grupo de composições composto por várias obras imprimam a sua marca em determinada época ou período.

Quando se aborda o assunto “estilo musical” não podemos deixar de mencionar sobre um outro assunto que possui uma relação muito estreita, o “gênero musical”. São coisas diferentes. No Dicionário de termos e expressões da música, o autora Henrique Autran Dourado explica que o gênero possui a possibilidade de identificar uma variedade de estilos e correntes musicais que comungam de certa identidade entre si. O mesmo autor registra na mencionada obra que o “estilo musical” refere-se à particularização de composições registradas e elaboradas em diferentes períodos, por exemplo: o estilo Romântico se diverge do estilo Clássico, assim como o estilo Barroco se diverge do estilo Renascentista. Dourado salienta em sua obra, ainda, que a expressão  “estilo musical” poderá fazer referência a diferentes categorias de associação. 

O estilo musical está relacionado ainda ao modo como determinado compositor elabora suas obras. Por exemplo: Mozart obviamente possuía um estilo, uma maneira de compor, uma marca em suas obras, vindo a identificar que aquele estilo era peculiarmente relacionado a ele e, obviamente, vindo a diferir do modo de compor adotado por Chopin, Bach e muitos outros. O estilo musical também pode ser notado quando levamos em consideração a existência das diferentes escolas (alemã, napolitana, francesa, etc.).

REFERÊNCIAS:

Bennett, Roy. Uma breve história da música. Rio de Janeiro: 1986. Jorge Zahar Editores.

Dourado, Henrique Autran. Dicionário de termos e expressões da música. São Paulo: 2008. Editora 34.

Ferreira, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: 2006. Editora Positivo.

Schoenberg, Arnold. Harmonia. São Paulo: 2011. Tradução: Marden Maluf. Editora UNESP, 2a edição.